Sabe aquele bolinho de bacalhau que dá água na boca só de olhar? O nosso, aqui da Famiglia Rivitti, é exatamente assim: além de ser preparado com o legítimo bacalhau, ele é frito na hora, para que você possa saboreá-lo bem quentinho... e sequinho também!

Uma curiosidade sobre essa iguaria de origem portuguesa é que o bolinho de bacalhau teria sido referenciado pela primeira vez como "bacalhau feito em bolinhos" em 1841, na obra A Arte do Cozinheiro e do Copeiro, de Visconde de Vilarinho de São Romão. Alguns anos mais tarde, em 1860, apareceu com o nome de "bacalhau em bolinhos" no Formulário para Cozinha e Copa, assinado por Hum Curioso da Província do Minho (pseudônimo de João Borges Pacheco Pereira da Rocha Pimentel).

Depois, em 1876, em Arte na Cozinha, João da Mata teria se referido a duas versões dos tais bolinhos, uma delas com o nome de "pastelinhos de bacalhau". E em 1904, sob o nome "bacalhau em bolos enfolados", Carlos Bento da Maia (pseudônimo do oficial do Exército Carlos Bandeira de Melo) publicaria em seu Tratado de Cozinha e de Copa uma receita que serviria de base para as variações de bolinho de bacalhau que existem até hoje.

Se você também é fã dessa tradicional iguaria, em sua próxima visita à Famiglia Rivitti não deixe de conferir mais essa especialidade da casa!